TV1 e Marc Gobé

8 de dezembro de 2008 § 2 Comentários

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Uma parceria bacana foi selada recentemente entre o Grupo TV1 e Marc Gobé. O primeiro é um dos principais grupos de serviço de marketing do Brasil, o segundo é um dos maiores nomes mundiais do Branding. Gobé, que é designer, consultor e autor de livros importantes, é criador do conceito Emotional Branding e no final do post você confere dez dicas bacanas do próprio Gobé para marcas que desejam conquistar cada vez mais pessoas.

A necessidade cada vez maior de alinhar a Comunicação e o Branding é a justificativa para a parceria. “Hoje, as pessoas se relacionam com as marcas também no mundo digital, o que exige novas soluções para a integração das plataformas on-line e off-line”, afirma o presidente do Grupo TV1, Sergio Motta Mello. “Nós compartilhamos desta visão, já temos um histórico de relacionamento com o Gobé e decidimos unir forças para potencializar os serviços oferecidos pelas duas agências”.

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Em pesquisa sobre tendências do mercado de comunicação e marketing, realizada em abril deste ano pelo Grupo TV1 e intitulada “Agenda do Futuro”, o branding é apontado como uma das cinco dimensões-chave para o futuro, ao lado de interatividade, integração, tecnologia e mensuração.

Emotional Branding/TV1 – Para Marc Gobé, a parceria com a TV1 representa uma combinação poderosa e sinérgica. “O Grupo TV1 é líder em comunicação on-line, forte em conteúdo, e está unicamente posicionado para apoiar a evolução do branding no ambiente digital. No momento em que as pessoas trocam as mídias tradicionais por seus computadores e celulares, a associação oferecerá ao mercado propostas inovadoras, com conteúdo dirigido e multiplataforma”, afirma o consultor.

De acordo com Motta Mello, a partir de agora o grupo contará com Gobé no desenvolvimento de estratégias de comunicação alinhadas ao novo Branding. “Já a consultoria dele terá à sua disposição todas as competências multiplataforma reunidas pelo Grupo TV1, por meio de suas agências TV1.Com, TV1 Vídeo, TV1 Eventos, TV1 RP, TV1 Editorial e GNova”, explica.

EmotionalBranding.com – O primeiro resultado da parceria pode ser conferido no portal colaborativo http://www.emotionalbranding.com, uma consultoria on-line que se propõe a ser referência mundial em marketing pela emoção. Desenvolvido pela TV1.Com, agência digital do Grupo TV1, o endereço terá conteúdos abertos e áreas exclusivas para empresas e profissionais do setor, sob o mote “Trends that move consumers, ideas that inspire marketers”. “A proposta é que os profissionais encontrem o que há de mais atualizado em insights e tendências para o desenvolvimento das marcas”, revela Gobé. O conteúdo, que inclui vídeos, artigos, blogs e fóruns, será continuamente atualizado durante as viagens que o consultor realizará, ao longo dos próximos anos, às principais metrópoles mundiais, em busca de exemplos de criatividade e inovação cultural.

O destaque do lançamento global do Emotionalbranding.com é o case Cidade Limpa, reconhecido internacionalmente pelo seu ineditismo e resultados, segundo Gobé. No site, já é possível assistir ao trailler do documentário “Cidade Limpa: The Day Advertising Came Crashing Down”, produzido pelo consultor, e assistir a algumas das entrevistas realizadas sobre o tema com empresários, designers e publicitários paulistanos. O lançamento está previsto para o início de 2009.

Os 10 mandamentos das marcas emocionais, segundo Marc Góbé

1. De consumidores para pessoas – Clientes não podem ser tratados como alvos a serem atacados, é preciso construir relacionamentos com eles.

2. De produtos para experiências – Proporcionar experiências será vital, pois produtos atendem a necessidades e experiências satisfazem desejos.

3. De honestidade para confiança – Honestidade é obrigação. As marcas devem ir além, conquistando confiança, para gerar envolvimento e intimidade.

4. De qualidade para preferência – Para obter sucesso, não bastará ter qualidade reconhecida. Será preciso perseguir a preferência do público.

5. De notoriedade para aspirações – Ser conhecido não significa ser amado. Para ser desejada, a marca precisará refletir as aspirações dos seus clientes.

6. De identidade para personalidade – Para se diferenciar, além de uma identidade clara, as marcas devem ter uma proposta, caráter e carisma.

7. De funcionalidade para sentimento – Mais do que ser funcionais, os produtos devem proporcionar experiências sensoriais através do design.

8. De ubiqüidade para presença emocional – Alta visibilidade não é mais suficiente. As marcas devem buscar contatos emocionais com as pessoas.

9. De comunicação para diálogo – Mais do que discursar através da comunicação tradicional, as marcas precisam entrar na vida de seus clientes.

10. De atendimento para relacionamento – Atender bem é só uma tarefa de venda. Estabelecer relacionamentos é reconhecer a importância do cliente.

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