TV1 e Marc Gobé
8 de dezembro de 2008 § 2 Comentários
Uma parceria bacana foi selada recentemente entre o Grupo TV1 e Marc Gobé. O primeiro é um dos principais grupos de serviço de marketing do Brasil, o segundo é um dos maiores nomes mundiais do Branding. Gobé, que é designer, consultor e autor de livros importantes, é criador do conceito Emotional Branding e no final do post você confere dez dicas bacanas do próprio Gobé para marcas que desejam conquistar cada vez mais pessoas.
A necessidade cada vez maior de alinhar a Comunicação e o Branding é a justificativa para a parceria. “Hoje, as pessoas se relacionam com as marcas também no mundo digital, o que exige novas soluções para a integração das plataformas on-line e off-line”, afirma o presidente do Grupo TV1, Sergio Motta Mello. “Nós compartilhamos desta visão, já temos um histórico de relacionamento com o Gobé e decidimos unir forças para potencializar os serviços oferecidos pelas duas agências”.
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Em pesquisa sobre tendências do mercado de comunicação e marketing, realizada em abril deste ano pelo Grupo TV1 e intitulada “Agenda do Futuro”, o branding é apontado como uma das cinco dimensões-chave para o futuro, ao lado de interatividade, integração, tecnologia e mensuração.
Emotional Branding/TV1 – Para Marc Gobé, a parceria com a TV1 representa uma combinação poderosa e sinérgica. “O Grupo TV1 é líder em comunicação on-line, forte em conteúdo, e está unicamente posicionado para apoiar a evolução do branding no ambiente digital. No momento em que as pessoas trocam as mídias tradicionais por seus computadores e celulares, a associação oferecerá ao mercado propostas inovadoras, com conteúdo dirigido e multiplataforma”, afirma o consultor.
De acordo com Motta Mello, a partir de agora o grupo contará com Gobé no desenvolvimento de estratégias de comunicação alinhadas ao novo Branding. “Já a consultoria dele terá à sua disposição todas as competências multiplataforma reunidas pelo Grupo TV1, por meio de suas agências TV1.Com, TV1 Vídeo, TV1 Eventos, TV1 RP, TV1 Editorial e GNova”, explica.
EmotionalBranding.com – O primeiro resultado da parceria pode ser conferido no portal colaborativo http://www.emotionalbranding.com, uma consultoria on-line que se propõe a ser referência mundial em marketing pela emoção. Desenvolvido pela TV1.Com, agência digital do Grupo TV1, o endereço terá conteúdos abertos e áreas exclusivas para empresas e profissionais do setor, sob o mote “Trends that move consumers, ideas that inspire marketers”. “A proposta é que os profissionais encontrem o que há de mais atualizado em insights e tendências para o desenvolvimento das marcas”, revela Gobé. O conteúdo, que inclui vídeos, artigos, blogs e fóruns, será continuamente atualizado durante as viagens que o consultor realizará, ao longo dos próximos anos, às principais metrópoles mundiais, em busca de exemplos de criatividade e inovação cultural.
O destaque do lançamento global do Emotionalbranding.com é o case Cidade Limpa, reconhecido internacionalmente pelo seu ineditismo e resultados, segundo Gobé. No site, já é possível assistir ao trailler do documentário “Cidade Limpa: The Day Advertising Came Crashing Down”, produzido pelo consultor, e assistir a algumas das entrevistas realizadas sobre o tema com empresários, designers e publicitários paulistanos. O lançamento está previsto para o início de 2009.
Os 10 mandamentos das marcas emocionais, segundo Marc Góbé
1. De consumidores para pessoas – Clientes não podem ser tratados como alvos a serem atacados, é preciso construir relacionamentos com eles.
2. De produtos para experiências – Proporcionar experiências será vital, pois produtos atendem a necessidades e experiências satisfazem desejos.
3. De honestidade para confiança – Honestidade é obrigação. As marcas devem ir além, conquistando confiança, para gerar envolvimento e intimidade.
4. De qualidade para preferência – Para obter sucesso, não bastará ter qualidade reconhecida. Será preciso perseguir a preferência do público.
5. De notoriedade para aspirações – Ser conhecido não significa ser amado. Para ser desejada, a marca precisará refletir as aspirações dos seus clientes.
6. De identidade para personalidade – Para se diferenciar, além de uma identidade clara, as marcas devem ter uma proposta, caráter e carisma.
7. De funcionalidade para sentimento – Mais do que ser funcionais, os produtos devem proporcionar experiências sensoriais através do design.
8. De ubiqüidade para presença emocional – Alta visibilidade não é mais suficiente. As marcas devem buscar contatos emocionais com as pessoas.
9. De comunicação para diálogo – Mais do que discursar através da comunicação tradicional, as marcas precisam entrar na vida de seus clientes.
10. De atendimento para relacionamento – Atender bem é só uma tarefa de venda. Estabelecer relacionamentos é reconhecer a importância do cliente.
[…] emocionais, relacionamento Queria replicar um resumo de um post muito legal que vi no blog Adscreative. Como sou fã do Gobé, não podia deixar passar batido. Taí uma boa maneira de vencer a […]
[…] em Uncategorized Muito bacana esse post do AdsCreative sobre os Os 10 mandamentos das marcas emocionais, segundo Marc Gobé. Marc Gobé é designer e uma […]